SONDOTÉCNICA UTILIZA SOLIBRI NA ANÁLISE DE MODELOS BIM PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL DA SEHAB/SP

A Sondotécnica vem adotando tecnologia de ponta utilizando a plataforma Solibri Office na checagem automatizada de modelos BIM. Este trabalho tem sido realizado na prestação de serviços de gerenciamento de projetos à SEHAB (Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo), através de 11 modelos BIM para Habitação de Interesse Social nos contratos da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada, Lotes A, B e C.  

Os modelos BIM dos projetos contratados pela SEHAB são entregues à gerenciadora em formato IFC para a auditoria e validação, que são então carregados no Solibri para validação da qualidade, compatibilização e até mesmo o Code Checking, que consiste na checagem de aderência dos modelos às legislações e normativas vigentes.

Modelo BIM federado do Lote C carregado no SOLIBRI Office para análises automatizadas de validação, compatibilização e code checking.

Os modelos BIM da SEHAB são utilizados também como base para extração de quantitativos, que possibilitará a posterior orçamentação da obra. Para padronizar a codificação e especificação técnica dos elementos, garantindo assim a perenidade das informações, a SEHAB desenvolveu, com base em planilhas oficiais (SIURB e SINAPI), uma Planilha de Elementos. Essa planilha indica os requisitos das informações do modelo, como código, nome, especificação técnica, além da classificação IFC para cada componente construtivo (portas, alvenarias, tubulações, itens de paisagismo etc) de diferentes disciplinas.

Classificação SEHAB elaborada no SOLIBRI a partir das planilhas SIURB e SINAPI, para identificação dos diferentes elementos a partir de sua identificação SEHAB ID.

Visando o controle e garantia da qualidade dos modelos BIM, a Sondotecnica realiza assim uma auditoria dos modelos BIM, verificando inclusive se todas essas informações solicitadas pela SEHAB foram atendidas.

A Sondotécnica, em parceria com a empresa CADTEC (partner da Solibri no Brasil), desenvolveu regras de checagem para uso no Solibri Office, com foco na auditoria e qualidade do modelo, viabilizando assim que parte da análise fosse realizada de forma automatizada. Em um primeiro momento, foram criadas regras para a verificação da existência do preenchimento dos requisitos indicados pela SEHAB. Os elementos modelados com requisitos incompletos ou divergentes puderam ser rapidamente identificados no projeto como um todo de forma totalmente automatizada.

Regra de validação de qualidade em ação no SOLIBRI: localizando automaticamente escadas sem a classificação SEHAB ID

“Logo no início de uso do Solibri na auditoria dos modelos da SEHAB já foi possível notar os ganhos que obtivemos. Ao realizarmos análise de projetos em BIM, de forma manual e investigativa, era necessária a dedicação de um tempo enorme, principalmente considerando a complexidade das informações de um modelo BIM para orçamentação. Percebemos maior agilidade e maior confiabilidade na análise”, comenta a arquiteta Mônica Pinheiro da Sondotecnica.

Após garantir a qualidade do modelo em relação aos requisitos da SEHAB indicados na Planilha de Elementos, uma segunda etapa realizada foi a da criação de regras para validação de parâmetros complementares. Conforme o contrato de SEHAB com as projetistas, os dados possíveis de serem extraídos do modelo BIM, e que são necessários para a orçamentação, devem ser entregues em um padrão pré-estabelecido, denominado Mapa de Memória de Cálculo. Esse padrão considera os requisitos necessários para a orçamentação em planilhas oficiais utilizadas pela SEHAB, como a planilha SIURB e SINAPI. A contratada deve, portanto, extrair, dos softwares nativos utilizados para a modelagem, os dados necessários para o preenchimento deste Mapa de Memória de Cálculo.

Regra de validação de parâmetros complementares, localizando automaticamente componentes de caixilhos com ausência de um dos parâmetros necessários para a fase posterior de extração de quantitativos e orçamentação

"Logo no início de uso do Solibri na auditoria dos modelos da SEHAB já foi possível notar os ganhos que obtivemos. Percebemos ganhos significativos na agilidade e confiabilidade na análise."
Arq. Mônica Pinheiro da Sondotecnica.

A Sondotecnica deve auditar o material entregue pela projetista, verificando todos os dados relacionados à orçamentação por meio de análise do IFC. Além dos dados textuais, foram então automatizadas verificações em relação a geometria do modelo, por meio de extração de informações diretamente do esquema de dados do IFC. Dessa maneira, foi possível garantir que as informações pertinentes para a extração de quantitativos estivessem devidamente presentes na modelagem e adequadas ao encaminhamento para orçamentação.

“Garantir a qualidade do modelo utilizando os processos automatizados otimizou muito o nosso tempo de análise, uma vez que a abordagem manual exigiria a verificação dos componentes um a um, sobre quais elementos não estão classificados adequadamente e quais informações estão faltando. A parceria com a Cadtec permitiu a geração de regras para o Solibri que garantiram não só agilidade, mas, sobretudo, qualidade na análise do modelo BIM”, comenta a arquiteta Aline Costa da Sondotecnica.

Ainda, o SOLIBRI Office também permitiu a criação de ITOs (Information Takeoffs), recurso do software que proporcionou o uso do IFC para a extração dos mesmos dados solicitados nos Mapas de Memória de Cálculo, possibilitando o cruzamento e validação das informações em relação àquelas entregues pelas projetistas, as quais foram geradas diretamente das plataformas de modelagem. Desta forma, o serviço de auditoria do modelo, utilizando a automação, tornou-se um processo mais produtivo além de garantir maior credibilidade nos resultados, se comparados aos processos realizados manualmente.

Info Take Off utilizado na extração de quantitativos de caixilhos diretamente do modelo federado. O resultado da extração é então alimentado diretamente em planilhas do Excel

"Garantir a qualidade do modelo utilizando os processos automatizados otimizou muito o nosso tempo de análise, uma vez que a abordagem manual exigiria a verificação dos componentes um a um, sobre quais elementos não estão classificados adequadamente e quais informações estão faltando."
Arq. Aline Costa da Sondotecnica.

“Utilizando a tecnologia do Solibri conseguimos também garantir nosso fluxo de trabalho. Após identificar as não conformidades dos modelos, produzimos os reports na extensão BCF e em formatação personalizada para PDF, gerando relatórios completos compartilhados no CDE. O fornecimento para as projetistas dos comentários em formato BCF, gerados no Solibri, possibilitou a visualização dos comentários no modelo nativo com maior precisão”, comenta a arquiteta Stefania Dimitrov, gerente BIM e Inovação da Sondotecnica.

Para maiores informações contate:


Para maiores informações sobre este caso de uso Sondotecnica/ SEHAB: monica.pinheiro@sondotecnica.com.br; aline.costa@sondotecnica.com.br; stefania.dimitrov@sondotecnica.com.br


Para mais informações sobre a plataforma de análise e checagem BIM SOLIBRI e sobre outros casos de uso: solibri@cadtec.com.br / comercial@cadtec.com.br


Para mais informações sobre a plataforma SOLIBRI Office:
Site Brasil (CADTEC): http://solibri.com.br
Site desenvolvedor (Solibri Inc.): http://solibri.com